top of page

Tríades das Decisões | Reflexão #2

Você já parou para pensar que grande parte das decisões que você toma se encaixa em um contexto de melhoria, ameaça ou desvio? A segunda tríade explora estes três contextos:


1. MELHORIA (condição mais favorável para tomada de decisão): não existe propriamente um problema, mas há espaço para aperfeiçoamentos. Com o tempo a seu favor, priorize o escopo.

Exemplo prático: trocar um carro quando o atual está bom, mas se deseja adquirir outro melhor e os recursos para troca estão disponíveis.


2. AMEAÇA: os resultados estão sendo alcançados, mas há alguns pontos fora do esperado (o processo pode fugir do controle a qualquer momento). Nessa condição, analise a gravidade x urgência x tendência da situação e seus possíveis impactos.

Exemplo prático: um carro apresenta problemas eventuais, que não impedem o seu funcionamento, mas comprometem a confiabilidade.


3. DESVIO: a situação está fora de controle, comprometendo os resultados e gerando riscos indesejáveis. Nesse cenário, o prazo deve ocupar o primeiro lugar no “pódio da decisão”, o escopo fica fortemente comprometido e surgem novos custos (financeiros, emocionais, de segurança e de imagem).

Exemplo prático: um carro apresenta problemas durante o percurso, comprometendo o horário de chegada, a segurança ou bem-estar das pessoas.


Saber reconhecer em qual destes contextos a decisão de encaixa é um passo importante do processo decisório. Tente aplicar essa reflexão no seu dia a dia e perceba a diferença na estruturação da sua decisão.


bottom of page